5 atitudes para melhorar os atendimentos em clínicas

fev 3, 2022

Como a tecnologia pode ser uma aliada na relação entre profissional e pacientes.

O atendimento em clínicas, seja odontológica, médica, entre outras, tem passado por transformações, especialmente na relação entre profissional e pacientes.

Atualmente, essa relação é caracterizada por um atendimento humanizado, além de ser acompanhada pela tecnologia.

Já não é mais possível desviar da tecnologia para oferecer um serviço, e em clínicas, não é diferente. Sendo assim, estar preparado e abraçar as novas tendências como ferramentas empreendedoras, significa ampliar a oferta de serviço e chance de lucratividade.

Ter um atendimento de qualidade começa antes da consulta e termina após a mesma. Portanto, a qualidade do atendimento é um diferencial quanto à fidelidade do paciente e possíveis recomendações. Isso é um trunfo para diminuir ou evitar momentos de instabilidade financeira nas clínicas e, consequentemente, manter a rentabilidade do negócio em questão.

Se você é um profissional e quer saber como melhorar o atendimento, elencamos 5 dicas fundamentais:

  • Invista em uma equipe de atendimento

É comum, no início do funcionamento clínico, o profissional acumular muitas funções. Assim que possível, é necessário investir no crescimento da equipe, visando delimitar funções e melhorar a produtividade de cada etapa do atendimento.

O agendamento de consultas, por exemplo, envolve checagem de horários e manutenções imprevistas. Já no pós-atendimento, o paciente pode requisitar recibos e notas fiscais, ou ter dúvidas quanto a novos sintomas e tratamentos. Ambas as etapas demandam tempo e atenção, ou seja, uma equipe que dê conta das demandas. 

Muitas vezes, um paciente sente-se mais confortável quando não precisa tratar de assuntos financeiros com o profissional. Assim como se sente bem ao saber que estará amparado pelo profissional caso tenha dúvidas ou imprevistos. Isso evita desconfortos e estresses por parte do paciente, garantindo fidelidade e confiança.

  • Reduza os atrasos

A pontualidade é um fator de relevância no cotidiano da clínica. O tempo em jogo não é somente dos que oferecem um atendimento, mas também do paciente. Esse, ao escolher uma clínica, cede o próprio tempo para estar ali, confiando-o a um profissional e equipe.

Atrasos constantes e de longa duração serão, sim, percebidos pelo paciente como um incômodo e desconsideração, podendo determinar a fidelidade do mesmo.

É necessário planejamento e bom aproveitamento do tempo. Nessas horas, a tecnologia pode ser uma aliada, já que aplicativos e calendários digitais ajudam a visualizar as rotinas semanais e garantir uma boa gestão do negócio.

  • Prontuários e prescrições digitalizadas 

A digitalização dos prontuários também reduz gastos com materiais físicos a longo prazo e evitam transtornos, como a perda de documentos e recuperação de dados antigos.

A geração de prescrições digitais também traz agilidade para a vida do paciente. É conhecida a fama de caligrafias ilegíveis na hora de buscar um medicamento em farmácias, fato que pode ser evitado com as receitas online ou digitalizadas.

  • Teleconsultas

Com a pandemia do novo coronavírus, foi necessário abraçar o atendimento online de uma vez por todas. Dessa maneira, investir em softwares de chamadas de vídeo e cursos para melhor lidar com as ferramentas digitais traz confiança e competitividade ao profissional e clínica.

A demanda por atendimento online certamente continuará, já que reduz gastos com transporte e pode ampliar o público-alvo para outras localidades, inclusive outros países.

  • Marketing e Social Media

A presença de uma marca, seja de uma clínica ou de um profissional, nas redes sociais é percebida pelo paciente como uma fator de credibilidade na hora de escolher onde fará um tratamento de saúde. Por isso, adaptar-se às mídias digitais e investir em um site de qualidade são o cartão de visitas do atendimento clínico.

O marketing digital e noções de social media são bem-vindos para quebrar a barreira entre paciente e profissional, facilitando o acesso a informações e divulgando os diferenciais de um determinado tratamento, por exemplo. 

Começar com uma conta em uma rede social ou criar um blog com artigos interessantes também é um exercício para melhorar a comunicação do profissional, fato que se estende para o consultório.

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