3 passos para organizar melhor os dados da sua empresa
Você sabe o que são dados e o porquê deles desempenharem um papel essencial em qualquer negócio?
Dados podem ser tantos descrições detalhadas sem medição numérica quanto registros e resultados de medições, obtidos de diversas maneiras, como a observação de um experimento ou a partir de um sistema de software desenvolvido para análises de processos lógicos ou algoritmos.
Isto posto, os dados assumem a função fundamental de servirem como instrumento de análises, além de poderem ser avaliados através de métricas e parametrizações nas diversas áreas de uma empresa.
Um exemplo dessa atuação é no setor de Marketing, por meio das campanhas digitais ou até no setor de TI – Tecnologia da Informação, sendo responsáveis pela segurança de informações confidenciais e dados providenciais para o funcionamento dos sistemas da empresa.
Sendo importantes para o funcionamento da empresa e para a evolução desta devido à análise de resultados.
Mas por que esses dados são tão importantes na atualidade?
A pauta referente aos dados entrou em alta, devido ao maior vazamento de dados do Brasil, comprometendo diversos cidadãos, ao passo que tiveram suas informações divulgadas nas redes sociais e vendidas para empresas públicas e privadas com o intuito de manipular essas informações ou falsificar documentos, como contas bancárias e cartões de crédito.
Assim, houve a sanção da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, a qual reconstruiu todo o setor de Tecnologia da Informação e segurança de todas empresas, pois além de penalidades atribuídas às empresas que não respeitarem a lei, deve-se levar em consideração a confiabilidade e a transparência dos negócios com seus clientes, além da necessidade do consentimento de posse seus dados privados.
Como posso organizar os dados da minha empresa?
Tendo em vista o preço das multas (podendo chegar a R$ 50 milhões), nós da Pleno VoIP em parceria com a Adtech preparamos 3 passos periódicos para organizar melhor os dados da sua empresa e assegurar que você está seguindo a legislação de maneira correta:
Antes de partirmos para o passo a passo, é necessário entendermos que as ações citadas abaixo constituem apenas uma pequena parte das milhares de atitudes possíveis para assegurar o máximo de segurança em suas estruturas e organizá-las.
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Realização Frequente de Backups
Pensando na organização e na segurança de suas informações, uma ótima dica de início é a realização frequente de backups, tanto pela garantia de que seus sistemas e bases de dados, validando a integridade destes, quanto pela prevenção de perda de informações essenciais para o seu negócio, as quais podem ocorrer ao apagar um arquivo que não devia ou até alguma falha física ou tecnológica do storage – unidade de armazenamento de banco de dados.
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Análise de Vulnerabilidade
Tendo em vista o funcionamento das suas estruturas em ambientes online, é conhecida a existência de ameaças e ataques por hackers ou DDoS (ataque de negação de serviços). Por isso, com o objetivo de prevenção proativa dessas invasões, é necessário que a sua empresa realize paulatinamente uma análise de vulnerabilidade.
Deste modo, há simulação de diferentes ataques aos seus ambientes e sistemas, de modo a identificar possíveis brechas e falhas de segurança existentes, fornecendo a possibilidade da gestão de riscos e a fiscalização do nível de proteção de dados.
Dialogando diretamente com alguns dos requisitos e a governança da LGPD, oferecendo uma melhor organização de seus dados.
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Obtenção de Sistemas Firewalls – Ambientes Seguros
Por fim, como último passo para organizar melhor os dados da sua empresa e assegurar a concordância com a legislação vigente e prevenir vazamento de dados da sua empresa, recomenda-se a obtenção de dispositivos de rede de computadores, os firewalls, podendo ser um programa instalado no seu computador ou um aparelho físico.
Os firewalls são software desenvolvido para controlar o tráfego de comunicação entre as diversas redes, sejam elas internas/privadas (intranet) ou externas/públicas (internet), sendo existentes na maioria dos aparelhos, como celulares, smart watches, computadores etc.
Assim, esse equipamento assume a função de uma barreira de proteção com o intuito de bloquear o acesso das ameaças e perigos aos seus sistemas, sendo providencial para a segurança de seus dados, ao passo que garante a confidencialidade de seus conteúdos e informações em detrimento de possíveis invasores.
Dica Bônus
Aqui vai para você uma dica bônus para a organização de dados da sua empresa:
Além da incorporação dos passos citados anteriormente, uma dica essencial é que a sua empresa sempre faça análise de métricas e parametrizações para um melhor desempenho e performance de todas as suas áreas.
Agora que você possui seus dados organizados de maneira segura e em conformidade com a LGPD, você pode partir para a superação de metas e cumprimento de novos objetivos sem se preocupar com a possibilidade de vazamento dos seus dados e de seus clientes, mas não se esqueça de incorporar esses passos à sua rotina!
Continue navegando no nosso blog e saiba mais sobre a organização de dados da sua empresa ou tire dúvidas entrando em contato conosco!
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